sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A cópia da cópia, da cópia da cópia.

Tudo o que você assiste, ouve, lê, usa, todas as coisas com as quais você convive te influenciam de alguma forma. Partindo desse ponto: será que ainda existe originalidade?


As pessoas costumam dizer que alguma coisa é original quando nunca viram nada parecido com aquilo, ou quando alguém faz uma coisa corriqueira de uma maneira diferente e única. A impressão que eu tenho às vezes é que a maioria das coisas que poderiam ser ditas ou feitas, já foram feitas. Porque afinal de contas, nosso estilo, nossa maneira de ser e de viver é baseada em alguma coisa que já existia antes e nos influenciou de algum modo. O que resta é procurar outras maneiras de se fazer as mesmas coisas.
Faz um tempinho (mentira, faz muuuuuito tempo), eu mandei uma pergunta para o pessoal do Formspring.me sobre isso. Segue a pergunta:

"Tudo o que você é e faz hoje é reflexo de algo que te influenciou de algum modo. Você acredita que, nos dias de hoje e com tanta moda, ainda é possível ser uma pessoa original?"

Recebi 12 respostas e a maioria delas dizia que não. Não só pela moda em si, hoje em dia é muito fácil estar "comum". Se vestir como todos os outros, falar os mesmos palavrões, usar as mesmas gírias e fazer parte das mesmas redes sociais são coisas que acabaram se tornando novas maneiras de se sentir aceito por algum grupo, o que antigamente era muito mais difícil e traumatizante. Só que, o que ocorre nas redes sociais onde todos se sentem felizes e cheios de amigos no mundo inteiro, é que todo mundo pensa da mesma maneira. Todos compartilham as mesmas opiniões sobre os mesmos assuntos e as mesmas frases dos mesmos autores com as mesmas fotos e para os mesmos fins.
É cada vez mais difícil encontrar pessoas que ainda prezem pela opinião própria, que ainda procurem criar um estilo particular e que consigam fazer coisas inovadoras, ou seja, pensar adiante. Eu até acho válido que você procure dentro do que você gosta as suas influências, mas não acho nada bonito quando vejo cópias. Se há alguma coisa que você gosta, tente fazer do seu jeito. Se você escreve, pinta, fotografa, compõe, desenha, projeta, enfim, crie o seu estilo e faça algo novo. 

E SE VOCÊ ACHAR QUE ESTÁ RUIM, FAÇA MELHOR, SIMPLES.

Beijocas e arrasem! ♥
(desafio: leia o título do post 3 vezes bem rápido.)