terça-feira, 22 de março de 2011

10 Coisas que aprendi no trabalho e campanha contra o bullying.


Bem, pra quem não sabe (provavelmente a maioria de vocês), eu trabalho como professora de Letramento numa escola aqui perto de casa. Eu recebo apenas uma ajuda de custo, não tenho a certeza de receber todo mês, mas conta como experiência não só na área profissional, mas na área pessoal também. Como eu ainda sou menor de idade, preciso ir me virando com o que aparece pra só aos 18 anos poder ter um emprego decente e pagar meus estudos amém.
O caso é que, trabalhando numa escola, você acaba conhecendo todo tipo de gente, entra em contato com histórias felizes, algumas tristes, passa por momentos de extrema adrenalina... kkkkkkkkk #socorro E tem horas que só dando risada mesmo. É por isso que hoje, as 10 coisas são sobre o que eu aprendi nesses meses de escravidão trabalho.

1• As turmas da manhã são mais tranquilas que as turmas da tarde porque algumas crianças chegam dormindo na aula e nem se lembram de fazer bagunça.
2• Crianças com nomes bíblicos tipo: Davi, Mateus, Lucas, Gabriel, Daniel e afins são as mais difíceis de lidar e não costumam obedecer logo no primeiro comando.
3• O tamanho da criança é inversamente proporcional ao nível de educação e bons modos, ou seja, quanto menores, PIORES. Vai por mim.
4• Depois que você "pega as manhas" do serviço, fica fácil identificar quando alguém está passando mal mesmo e quando é puro dengo.
5• Se você não sabe dizer a palavra NÃO, torne-se um professor e aprenda que um simples "eneaótiu" pode mudar completamente o comportamento da turma.
6• Sempre que tiver alguma emergência e precisar sair da sala, chame o aluno mais bagunceiro pra ir junto com você. Acredite, isso SALVA VIDAS!
7• Crianças + tinta = CAOS COMPLETO.
8• Na hora da chamada: Você chama o nome de uma menina → em média, 5 alunos respondem → os 5 são meninos.
9• Peça pra uma criança se jogar do precipício, mas não a faça pedir desculpas. Ela não vai pedir, você vai se estressar e ainda vai perder um tempo precioso da sua aula.
10• Se você prometer que após a tarefa, vai levá-los pra brincar, em cinco minutos todas as tarefas estarão prontinhas em cima da sua mesa.

Eu aprendi muito mais coisinhas legais e úteis, só que deixa pra outro dia, né? kkkkkkkkkkkkk

(cof! cof!)
Agora eu vou falar sobre um assunto sério que tem sido bastante comentado nesses últimos dias devido a esse vídeo:



Talvez eu nunca tenha tocado nesse assunto aqui no blog, mas o bullying é uma prática que deixa marcas pra vida toda numa pessoa. Não é como um machucado que sara depois de passar remédio. O bullying faz com que a criança cresça reprimida, com medo de tudo, se sentindo excluída. É como se o mundo inteiro conspirasse contra ela.
Poucas pessoas sabem, mas o bullying é mais comum do que se imagina e é dever dos pais e da escola promoverem o sentimento de igualdade e diversidade entre os alunos. Respeitar as diferenças é muito mais que "ser educadinho e politicamente correto", é entender e aceitar que cada um tem uma habilidade única, um talento único, algo que o torna especial.
Portanto, incentivar atitudes preconceituosas, não só dentro do ambiente escolar, mas em qualquer lugar é incentivar a violência!


E tenho dito.

Beijocas e ARRASEM!

17 comentários:

  1. A dica de levar o aluno bagunceiro junto é genial, Lalinha! 1500 pontos pra ti! \o/

    Concordo que certos nomes carregam uma propensão à bagunça...Na época em que eu era voluntária em uma pré-escola, tinha um "Matheus" que me fazia tremer na base, de tão levado! Rs

    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus aprendizados, tomara que meu filho seja comportado e estudioso! Vou trabalhar pra isso kkkk

    Bulling é realmente triste, o mundo precisava entender q as pessoas são diferentes e podem ter uma boa convivencia!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Luna!
    Aprendi com a minha irmã. Muitos acidentes foram evitados desde então \o/

    Nunca conheci um Mateus que fosse boa pessoa kkkkkkkkkkkkk
    Acho que o H no nome só faz piorar a personalidade...

    Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  4. Oi Déia!
    Tomara, flor! Mas criança saudável é assim mesmo, a gente reclama, mas no fundo não tem como amar essas pestinhas :)

    Só achei que foi divulgado de uma maneira meio "atravessada". Porque o garoto do vídeo tinha condições físicas pra se defender, mas muitas outras crianças não. Foi bom sim, por um lado, porque um assunto como esse se tornar público faz com que várias pessoas passem a identificar e ajudar crianças nessa situação.

    Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  5. Mandou bem Lali. :D Crianças são tensas! SHAUSHAUSHAUHSUAHSUAHSUAHSU

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris!
    Crianças são meio tensas sim, mas são uns amores! É com elas que mais se aprende. :)

    Beijocas e obrigada pelo carinho de sempre!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  7. sabe qdo vi esse video pensei.. poxa q pena do menino.. mas na vdd naum do q apanhou fiquei mais com pena do outro... ngm pode julgar ngm mas poxa... qual o prazer q alguém tem em infernizar e humilhar outra pessoa so pq ela tem um pouco a mais de peso ou defeito fisico sei la?!?!?!
    Os caras do bullying são os psicopatas de amanha!


    bjokas qrida!

    ResponderExcluir
  8. Bom, vc sabe q sou comportada né?
    Olha mamy, no Ninho, eu disse que não gosto de mentir, e se eu disser que adoro crianças, to mentindo feio...e cá entre nós, essa idade é terrível...fico imaginando uma sala inteira cheia desses projetinhos de gente.
    Mas dom é dom né?
    Uma dica, leva um pacote de pirulito pr dar no final da aula....acho q isso nem funciona mais, eles são espertos., hehehe!!

    Qto a essa violência, muito sério isso, acho que nas escolas principalmente eria que ser mais divulgado sobre isso.
    Mas é isso querida, nem sei se esse coentário vai, to com problemas técnicos aqui e na hora de enviar, da erro....mas aí vai!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Ismália,que saudade de você!!!!

    Fiquei feliz quando vi tua fotinho no meu blog :)

    Beijo grandeeeeee!

    ResponderExcluir
  10. Oi Pri!
    É uma situação delicada. O garoto reagiu daquela maneira por que não sabia mais o que fazer (perfeitamente compreensível), só fico com pena de outras crianças que sofrem bullying e que, talvez, não tenham condições físicas pra se defenderem dessa maneira...

    Com certeza são os futuros criminosos.

    Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiza!
    Eu até gosto de crianças, se não gostasse delas, não seria professora de maneira alguma. Acho que o grande erro de algumas pessoas é tentar seguir uma carreira que não as traga prazer, que não as faça felizes.
    Se é pra ser professor tem que gostar do que faz, caso contrário, saia dessa profissão!
    Aqueles guris são espertos, hoje em dia não compensa suborná-los kkk

    As crianças têm uma fase "cruel" da vida e, se não há um acompanhamento dos pais e da escola, acontecem casos horríveis como esse e que, não têm toda essa divulgação.

    Vieram 3 comentários seus, eu acho. :)

    Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty!
    É o tempo que não me permite mais visitá-los como antes, mas, aos poucos tô me ajeitando aqui, rs.

    Eu tava morrendo de saudade de você por aqui também *----*

    Beijocas ENORMES!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  13. Oi Vitoria!
    Claro!

    Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada, Déia!

    Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  15. É engraçado, lá em casa fomos três homens com os seguintes nomes: Daniel (eu), Rafael e Gabriel, então imagina a bagunça que foi conviver os três?

    Mas sempre há alguns casos que mudam a nossa vida.

    Fique com Deus, menina Ismalia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oi Daniel!
    Nooossa, imagino a loucura que era kkkkkkkk

    Realmente, há algumas excessões, mas eu infelizmente ainda não convivi com nenhuma ahiahuahiahuia

    Amém, querido, beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir

Olá, crianças! Sejam bem vindos ao Game Over. Sugestões, reclamações, elogios e críticas serão aceitos, desrespeito não. Comentou aqui, respondo aqui. :)