sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A cópia da cópia, da cópia da cópia.

Tudo o que você assiste, ouve, lê, usa, todas as coisas com as quais você convive te influenciam de alguma forma. Partindo desse ponto: será que ainda existe originalidade?


As pessoas costumam dizer que alguma coisa é original quando nunca viram nada parecido com aquilo, ou quando alguém faz uma coisa corriqueira de uma maneira diferente e única. A impressão que eu tenho às vezes é que a maioria das coisas que poderiam ser ditas ou feitas, já foram feitas. Porque afinal de contas, nosso estilo, nossa maneira de ser e de viver é baseada em alguma coisa que já existia antes e nos influenciou de algum modo. O que resta é procurar outras maneiras de se fazer as mesmas coisas.
Faz um tempinho (mentira, faz muuuuuito tempo), eu mandei uma pergunta para o pessoal do Formspring.me sobre isso. Segue a pergunta:

"Tudo o que você é e faz hoje é reflexo de algo que te influenciou de algum modo. Você acredita que, nos dias de hoje e com tanta moda, ainda é possível ser uma pessoa original?"

Recebi 12 respostas e a maioria delas dizia que não. Não só pela moda em si, hoje em dia é muito fácil estar "comum". Se vestir como todos os outros, falar os mesmos palavrões, usar as mesmas gírias e fazer parte das mesmas redes sociais são coisas que acabaram se tornando novas maneiras de se sentir aceito por algum grupo, o que antigamente era muito mais difícil e traumatizante. Só que, o que ocorre nas redes sociais onde todos se sentem felizes e cheios de amigos no mundo inteiro, é que todo mundo pensa da mesma maneira. Todos compartilham as mesmas opiniões sobre os mesmos assuntos e as mesmas frases dos mesmos autores com as mesmas fotos e para os mesmos fins.
É cada vez mais difícil encontrar pessoas que ainda prezem pela opinião própria, que ainda procurem criar um estilo particular e que consigam fazer coisas inovadoras, ou seja, pensar adiante. Eu até acho válido que você procure dentro do que você gosta as suas influências, mas não acho nada bonito quando vejo cópias. Se há alguma coisa que você gosta, tente fazer do seu jeito. Se você escreve, pinta, fotografa, compõe, desenha, projeta, enfim, crie o seu estilo e faça algo novo. 

E SE VOCÊ ACHAR QUE ESTÁ RUIM, FAÇA MELHOR, SIMPLES.

Beijocas e arrasem! ♥
(desafio: leia o título do post 3 vezes bem rápido.)

8 comentários:

  1. Adorei o desafio, contanto, devo discordar um pouco do texto.
    Não discordo da existência de tais pessoas, principalmente na blogosfera Penso não haver nada mais broxante do que ser atraído por um título que aparenta ser interessante e acaba por deparar-se com um blogue que é um completo copy and paste. E a mim não importa se pessoa dá créditos ou não ao autor e as imagens, não é original e não me atrai! Se quiser ler um livro, busco blogues específicos de resenhas e não me disponho a acompanhar e ler um texto fragmentado porque tal blogueiro achou "bonitinho".
    Por esta razão, venho sendo mais aberto aos blogrolls porque, por vezes, por culpa de um título pouco criativo deixa-se de conhecer materiais interessantes.
    Também presto muito a atenção em blogues que costumam criar posts divulgando outros blogues e dando seu parecer de modo mais detalhado.
    Eu discordo apenas que não possamos ser originais, inovadores. Visto que há uma grande diferença entre influências e cópias. E isto vem de um tempo muito distante... Quando Elvis era considerado o rei do rock enquanto era influenciado pelo blues dos cantores negros, que certamente foram influenciados por algo e assim sucessivamente...

    ResponderExcluir
  2. É mesmo uma questão de ter opinião própria e parar de fazer algo ou comprar algo porque os outros têm, mas acho que é quase impossível não sofrer influências!

    beijos!
    -
    -
    ps: eu li o título 3 vezes haha'

    ResponderExcluir
  3. "Sei que, às vezes, uso palavras repetidas,mas quais são as palavras Que nunca são ditas?" Impossível né?! tudo vem de alguma coisa ou de algum lugar, o que nos resta é transformá-las do nosso jeito, deixar com a nossa cara. É isso?? Aprendi a lição fessora?? Saudades <<♥>> p.s.: tava olhando o que restou do travessa ontem, fiquei triste de saudade .

    ResponderExcluir
  4. Oi Christian!
    Quanto a esses blogs, eu fico realmente triste que algumas pessoas só se encontrem nas palavras de outras. Eu ainda acredito que todo mundo tem capacidade pra dizer o que sente e/ou o que pensa. A diferença é que alguns sabem usar palavras mais bonitas.
    Esses blogs de citações dão um desânimo total. :(
    Sim, nós somos influenciados por tudo o que nos cerca, por tudo o que vemos, ouvimos, lemos... Por isso eu disse que nós temos que procurar novas maneiras de se fazer as mesmas coisas. É raro encontrar pessoas que busquem fazer coisas novas, inteligentes e inovadoras, mas isso não quer dizer que elas não existam.
    E geralmente as pessoas mais originais, são aquelas que souberam unir suas influências e criar um estilo bacana, mas infelizmente ser comum é mais fácil.

    Beijocas!

    Ismália .


    Obs.: Adoro seus comentários, dão gosto de ler. :)

    Obs.: (2) Já pensou em ser advogado? Sério, nunca vi alguém argumentar tão bem. O_O'

    ResponderExcluir
  5. Oi Allan!
    É impossível não sofrer influências, todos os lugares por onde você passa, todas as situações e pessoas com as quais você convive te influenciam de alguma forma.
    Acho que a questão não é simplesmente deixar de comprar ou fazer algo que todo mundo compra ou faz, mas buscar coisas que mostrem quem você é, coisas que mostrem a sua personalidade e não uma cópia.

    Beijocas e obrigada pela presença aqui no Game Over, você é um dos meus leitores mais queridos ;)

    Ismália .


    Obs.: Eu mesma não consegui falar o nome 3 vezes sem ficar um: "A cópia da cópia, da hdahshdouwehquwe..." kkkkk Me embolei totalmente. [disfarça]

    ResponderExcluir
  6. Oi Edilaine!
    Eu sei que você acha estranho quando eu te chamo assim, mas sei lá, é o seu nome ahuiahuahiahuaihia
    Aprendeu a lição direitinho, vai ganhar uma estrelinha na testa! :D

    Beijocas, lindona!

    Ismália .


    Obs.: Esses dias eu também li o Travessa, deu saudade de quando a senhorita perambulava por aqui... :'(

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciana!
    É muito bom te ver por aqui, seja bem vinda. :)

    Infelizmente não tenho nenhuma notícia dele, tô com o coração pequenininho. :'(

    Obrigada pela visita, beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir

Olá, crianças! Sejam bem vindos ao Game Over. Sugestões, reclamações, elogios e críticas serão aceitos, desrespeito não. Comentou aqui, respondo aqui. :)